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Quarta-feira, 29 de Setembro de 2021

Schindler na Linha do Douro.

Schindler comboio.JPG

Faz algum tempo que viajei na Linha do Douro.  Já tinha feito a viagem de subida do Rio Douro em barco e fazia agora sentido ver o rio pela perspectiva do comboio.  Viajei numa das famosas carruagens Schindler.  O primeiro impacto é a grande dimensão das janelas. Panorâmicas, adequadas ao usufruto da maravilhosa paisagem. Excelente para fotografar. São confortáveis, espaçosas, agradáveis. Soube há pouco que havia treze destas carruagens abandonadas e espalhadas por vários pontos de país.  Desde a célebre Resolução de 19 de Fevereiro de 1988 de Cavaco Silva que a ferrovia foi abandonada. Seguiu-se o tempo  do betão, dos negócios das obras públicas, da rodovia e das parcerias público-privadas que roubaram o país.   Deixou de haver manutenção nas linhas férreas.  Várias linhas foram encerradas. O material circulante abandonado.  Desses abandonos e desmantelamentos foram agora resgatadas as referidas treze carruagens Schindler iguais ás que circulam diariamente na Suíça.  Pelo que sei, a recuperação implica a desmontagem de quase todos os componentes. Entre os quais, a estrutura, portas, janelas, iluminação, bancos, equipamento de segurança e obviamente pintura e embelezamento necessário.

Ficou a vontade de repetir a viagem. Agora transportando bicicleta para fazer uma das ecovias  nos canais de circulação que resultaram do  abandono das linhas que conectavam a Linha do Douro.

António Borges Regedor

publicado por antonio.regedor às 17:58
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2 comentários:
De s o s a 4 de Outubro de 2021 às 22:39
se (eu) fosse adivinho , e soubesse que viria a reencontra.lo em outro comboio, nao teria dito tudo no meu comentario anterior.
Possivelmente nao lhe darei a novidade de que os comboios em funcionamento na linha do douro nos ultimos anos, sao, quase todos, amarelados, com só a vantagem do ar condicionado (os outros tambem tinham, de inverno, pois de verao abriam-se as janelas amplas ), de resto tudo é pessimo, como o barulho infernal dentro da propria composiçao, portanto afetando os passageiros.
Pronto, conheci o pais ainda quando os comboios iam a todos os recantos. Tambem usei a bike.
Nao estou a usar ( a bike), mas tenho a ideia de que nos ultimos anos, talvez coincidente com o inicio desses comboios amarelos que sao apertadissimos, acho que deixou de haver o transporte de bike na linha do Douro, e noutras (linhas)

Tem tudo a ver, pois foi justamente a malta do Cavaco, no ca

so com Passos a primeiro ministro, foram a viseu prometer voltar a levar o comboio até lá. .

E agora o insolito : se lá levassem o comboio, lá se ia (acabava ) a ciclovia. Sem comboio, ainda nao fiz, nem vou conseguir fazer aquela ciclovia.
De antonio.regedor a 2 de Novembro de 2021 às 19:33
A informação que tenho é que as carruagens Schindler em circulação na linha do douro são do mesmo tipo e fabricação das que circulam na Suíça, o seu país de fabricação.
Obviamente têm a marca do tempo de construção. e é natural sentirmos a diferença com os novos padrões de comodidade, isolamento acústico e outros elementos que tornam hoje as viagens de comboio uma boa opção não apenas por considerações ambientais.
Quanto ás ecopistas trocava-as por ver novamente nessas canais o comboio a circular com regularidade, conforto, rapidez.

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