. A linha do Vouga voltou a...
. Mosteiro de São Salvador ...
. ...
. IFLA e Lei de Bibliotecas...
. Manifesto 2022 para as Bi...
. Boavista
. O Porto ainda a meio do s...
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
REDIB
Rede Ibero Americana de Inovação e Conhecimento Científico
Universidade do Porto realizou no passado dia 21 um seminário da REDIB, a Rede Ibero Americana de Inovação e Conhecimento Científico (http://redib.org). O objectivo foi apresentar as oportunidades que a REDIB oferece no sentido de promover a qualidade editorial das publicações científicas portuguesas e de gerar indicadores que ajudem a avaliar a sua qualidade e impacto.
Recentemente foi efectuado um acordo com a Clarivate (ex ISI e ex Thomson Reuters) que permite à REBID proporcionar indicadores de impacto baseados em citações tanto ao nível do Artigo como da Revista, e gerar um Ranking de Publicações REDIB. A Clarivate tem a responsabilidade de elaborar a metodologia deste ranking.
As intervenções foram de Eloy Rodrigues da Universidade do Minho e Presidente da Confederation of Open Access Repositories(COAR). Referiu que actualmente o serviço RCAAP centraliza 51 repositórios institucionais, 74 revistas, um repositório de dados e ainda um portal brasileiro. Isto totaliza 127 recursos e 1 465 517 documentos indexados até à data de 21 de Novembro de 2017.
O Acesso Aberto vem ganhando terreno com 41 títulos de revistas activas na SCIelo portugal, e 88 revistas na Directory of Open Access Journals (DOAJ). Eloy referiu ainda o muito que se terá de discutir e encontrar caminho para as métricas do futuro. Ou seja, passar “das métricas dos contentores às métricas de conteúdo”, Como ele próprio refere. Parece-me ser um trabalho paralelo, mas ainda mais atrasado que os grandes passos dados no Open Access.
Em contraste com esta vontade de encontrar novas métricas, esteve a intervenção de Miguel Garcia da Clarivate Analytics que incidiu sobre o actual paradigma bibliométrico. A contagem de citações, quer para avaliar o factor de impacto da revista, quer para avaliar o factor de impacto do investigador. (h-index que combina a produtividade com as citações do autor. Mesmo com todas as limitações que este modelo implica.)
Finalmente a REDIB é uma plataforma para o desenvolvimento do espaço Ibero Americano de conhecimento. Remonta a 2005. No seu plano estratégico esteve o incentivo à edição de publicações científicas e à criação de um repositório de publicações electrónicas, associado a um sistema de índices indicadores de impacto dos artigos publicados. Nos seus objectivos está a criação de um sistema aberto com ênfase nas Humanidades e nas Ciências Sociais. Contribuindo dessa forma para a criação de um grande repositório Ibero Americano de publicações de investigação. Neste projecto estão já reunidas 817 instituições, 2059 revistas e 655 072 documentos.
António Regedor
. Livros que falam de livro...
. Dança
. Rebooting Public Librarie...