. A linha do Vouga voltou a...
. Mosteiro de São Salvador ...
. ...
. IFLA e Lei de Bibliotecas...
. Manifesto 2022 para as Bi...
. Boavista
. O Porto ainda a meio do s...
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Dalio, Ray – Princípios para Lidar com A Nova Ordem Mundial
"A ordem internacional segue muito mais a lei da selva do que o direito internacional" p. 218
Interessante livro para compreender os tempos em que nos encontramos.
Logo na página 38 a frase: “O que mais afecta as pessoas é a distribuição da riqueza”. E assim é. O livro refere diacronicamente as moedas que já foram moeda de reserva, o que remete igualmente para alguns impérios.
O autor faz várias abordagens do ponto de vista económico. Aborda as determinantes da riqueza e poder dos Estados, a Moeda e o endividamento. Ao endividamento dedica boa parte do seu livro. Endividamento e desvalorização da moeda. E neste aspecto lista historicamente grandes desvalorizações.
O Poder é outro dos temas com larga reflexão. Elenca um quadro com as fases do poder, refere os populismos e até os tipos de guerra e até considerações sobre os motivos que levam os líderes à guerra. Não resisto a fazer uma citação da página 235: “As potências rivais apenas vão para a guerra quando o poder de ambas é aproximadamente comparável (caso contrário, seria estupidamente suicida para a potência que, como é obvio, seria mais fraca)”.
O autor não deixa também de se referir à questão das sanções internacionais.
Ainda sobre os poderes dos Estados não deixo de citar o autor que sobre as opções políticas refere o caso do Imperador Chinês Yougle da Dinastia Ming que em 1400 tinha a maior e mais sofisticada frota do mundo e que optando por uma política de potência terrestre incendiou e a destruiu completamente.
Naturalmente o autor refere os vários conflitos europeus e mundiais que conduzem à actual liderança mundial e obviamente e inevitavelmente refere a China na sua evolução histórica e económica. A sua filosofia e mentalidade, o modo como estabelecem relações com os outros povos e Estados. E termina referindo a inevitabilidade da mudança futura.
Dalio, Ray – Princípios para Lidar com A Nova Ordem Mundial. 2022
António Borges Regedor
. Livros que falam de livro...
. Dança
. Rebooting Public Librarie...