
A criação de bibliotecas escolares foi um grande passo no processo de melhoria das condições de aprendizagem e de acompanhamento das novas formas de acesso à informação.
As bibliotecas escolares foram criadas com algum mimetismo da rede de bibliotecas públicas surgidas em 1987, uma década antes do lançamento da rede de bibliotecas escolares.
Desde logo se assumia uma debilidade de competência técnica das bibliotecas escolares. O tratamento técnico da documentação seria efectuado por serviços a criar nas bibliotecas públicas. Assumindo que os professores não possuiriam essas competências técnicas necessárias ao bom desempenho da biblioteca.
A formação em Gestão de Bibliotecas Escolares é uma ferramenta essencial para o bom desempenho dos professores-bibliotecários.
O Politécnico do Porto, através do ISCAP, tem uma oferta de Pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares. O IPP tem já larga experiência de formação do domínio das Ciência da Informação e especificamente em bibliotecas escolares desde o curso de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação ministrado da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão e agora no Instituto Superior de Contabilidade e Administração.
O corpo docente é constituído por uma vaga de Doutorados que tem feito crescer a produção científica neste domínio do conhecimento de forma muito relevante e dinâmica.
O plano de estudos contempla não apenas as áreas técnicas, fundamentais, mas também a psicologia educacional, as tecnologias nomeadamente em ambiente Web 2.0 e a gestão.
O link para mais informação é: https://www.iscap.pt/siteceiscap/index.php/oferta-formativa/2013-09-20-08-43-04/fpfce/6-ciencias-educacao/162-pggbe?fbclid=IwAR3rdPvwBCDhFC13yU6G-U6OjNZvZahTxPavCaMBqE7dlOIEwmEPz4ZZsSg