. A linha do Vouga voltou a...
. Mosteiro de São Salvador ...
. ...
. IFLA e Lei de Bibliotecas...
. Manifesto 2022 para as Bi...
. Boavista
. O Porto ainda a meio do s...
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Há dias, ao ler as declarações do patologista clínico João Pereira de Almeida, fiquei com as ideias mais claras acerca de que exercício físico fazer.
Os exercícios físicos aeróbicos leves, que mais oxigénio proporcionam às células, são o pedalar (um dos melhores), caminhar, nadar e dançar. Arrisco a dizer que a prática do golfe também deve estar neste grupo de opções.
Fico contente por corresponder ao meu lote de exercício físico que gosto de praticar.
Temos actualmente padrões de comportamento sociais e essencialmente psicológicos que nos afastam de modos de vida saudáveis. Um deles é o endeusamento do automóvel, considerar que é essa lata que garante estatuto social. Afinal o uso da biblicleta é bem melhor para a saúde individual e colectiva, melhor para o ambiente e qualidade de vida nas cidades. Afinal o estatuto de gente saudável está no uso da biblicleta. e que bem que lhe fazia ir para o trabalho a cada dia.
Andar a pé é para mim habitual. Chego a recusar boleias, correndo o risco até de ser mal interpretado. Mas tenho a experiência de amigos deixarem de usar o carro em pequenas distancias e fazermos, em conjunto, os percursos a pé.
Nadar é o que faço menos. Até porque sou mau nadador e só o faço na praia. Resta-me compensar com as outras actividades físicas.
Dançar chegou a ser três horas por dia todos os dias. Desde a pandemia foi a actividade sacrificada. É um dos maiores impactos na manutenção da minha condição física.
Resta o golfe. Não tanto como gostaria, mas com a vantagem de ser uma prática em espaços agradáveis. Grandes espaços verdes, arborizados, silenciosos, com frequentes presenças de aves, mamímeros, répteis. Onde é frequente haver planos de água, com peixes e amfíbios. Em campos de golfe já vi perdizes (em Porto Santo), coelhos e até esquilos (em Espanha) E mesmo um exótico ganso do Egipto ( Espinho). Além disso a prática de golfe é sempre de várias horas. Tenho feito cerca de três horas.
Infelizmente a pandemia tem colocado imensos obstáculos à concrtização destas práticas que se recohecem como as mais saudáveis.
António Borges Regedor
. Livros que falam de livro...
. Dança
. Rebooting Public Librarie...