. A linha do Vouga voltou a...
. Mosteiro de São Salvador ...
. ...
. IFLA e Lei de Bibliotecas...
. Manifesto 2022 para as Bi...
. Boavista
. O Porto ainda a meio do s...
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Os netos, os descobrimentos portugueses, o gosto pela náutica.
Sempre que posso estar com os meus netos, procuro proporcionar-lhes programas educativos, coerentes e agradáveis.
Numa das últimas vezes, o programa foi subordinado à Náutica e à Expansão Marítima Portuguesa.
Visitamos o Museu das Descobertas em Miragaia, Porto. Está situado num local simbólico para a expansão marítima portuguesa. Miragaia. Local onde na idade média se localizava uma praia ribeirinha com inúmeros estaleiros navais a funcionar. Aqui se construiu a maior parte da Armada que zarpou à conquista de Ceuta. Daqui se deu início aos descobrimentos marítimos portugueses. O início da colossal aventura do domínio de meio mundo. O pequeno país em território mostrou-se grande em ciência e querer. Este museu fascina especialmente por conseguir a ambiência do porão de uma nau; Pelo exótico do jardim tropical; Pelos impactos sensoriais provocados com recurso a simulação de efeitos atmosféricos e ambientais ao longo do percurso. Um agradável museu .
Depois fomos visitar a Nau acostada em Vila do Conde. Aí foi o sentir dos espaços da embarcação, a utilização dada a cada um dos castelos, a coberta, o porão. O sentir como seria a navegação em tão aparentemente frágil embarcação.
Seguiu-se a visita ao farol da Boa Nova. Avistar o horizonte e saber como ser visto. Ter a noção da importância do farol para a boa navegação. Conhecer o número de relampagos e o tempo do ciclo luminoso. Com esse conhecimento, saber que a bordo e olhando os faróis ao longo da costa temos a indicação do local exacto onde estamos a passas.
Foi uma extraordinária aprendizagem sobre a navegação, os barcos, os sinais para a navegação.
E finalmente, já em casa, a construção de uma miniatura de nau com recurso a materiais tão simples como a casca de noz, palitos e pequenos pedaços de madeira.
Este programa demorou três dias a ser cumprido, sempre animado, com interesse, discutido, reflectido, com a informação a transformar-se em conhecimento.
Aprendemos imenso, todos nós
. Livros que falam de livro...
. Dança
. Rebooting Public Librarie...