. Manifesto IFLA 2022 sobre...
. produção de hidroelectric...
. Os milhões de portugueses...
. As bibliotecas Gulbenkian...
. A PIDE contra as bibliote...
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Portugal tem, nesta data, electrificada toda a extensão ferroviária de Faro a Valença. Por sua vez, a Espanha tem electrificada a linha que vai da Corunha a Ourense a 25 Mil volts. Mas de Ourense a Vigo a electrificação é apenas de 3 Mil volts. Do lado Português a tensão é igualmente de 25Mil volts.
Seria suposto que electrificada a linha, fosse possível fazer a ligação litoral entre a Corunha e Faro. E naturalmente ligar a todas as outras derivações. Mas não pode acontecer tão simplesmente porque os Espanhóis a Vigo e a Tui, na fronteira portuguesa fizeram uma electrificação com uma tensão diferente.
Essa diferença coloca um problema técnico só resolvido pela utilização de comboios com bi-tensão. Os comboios que podem fazer a transição de tensão. São comboios que obviamente são mais caros e que só a Espanha tem.
Assim por poucos kilómetros a Espanha acaba por inviabilizar o mesmo comboio fazer a ligação Internacional. Os comboios electricos portugueses apenas podem circular até Valença. Doutra forma terão de ser usados os antigos comboios a diesel.
António Boeges Regedor
. Dança
. Rebooting Public Librarie...