. A linha do Vouga voltou a...
. Mosteiro de São Salvador ...
. ...
. IFLA e Lei de Bibliotecas...
. Manifesto 2022 para as Bi...
. Boavista
. O Porto ainda a meio do s...
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Portugal tem, nesta data, electrificada toda a extensão ferroviária de Faro a Valença. Por sua vez, a Espanha tem electrificada a linha que vai da Corunha a Ourense a 25 Mil volts. Mas de Ourense a Vigo a electrificação é apenas de 3 Mil volts. Do lado Português a tensão é igualmente de 25Mil volts.
Seria suposto que electrificada a linha, fosse possível fazer a ligação litoral entre a Corunha e Faro. E naturalmente ligar a todas as outras derivações. Mas não pode acontecer tão simplesmente porque os Espanhóis a Vigo e a Tui, na fronteira portuguesa fizeram uma electrificação com uma tensão diferente.
Essa diferença coloca um problema técnico só resolvido pela utilização de comboios com bi-tensão. Os comboios que podem fazer a transição de tensão. São comboios que obviamente são mais caros e que só a Espanha tem.
Assim por poucos kilómetros a Espanha acaba por inviabilizar o mesmo comboio fazer a ligação Internacional. Os comboios electricos portugueses apenas podem circular até Valença. Doutra forma terão de ser usados os antigos comboios a diesel.
António Boeges Regedor
. Livros que falam de livro...
. Dança
. Rebooting Public Librarie...