
Lembro-me de ser muito pequeno e andar de comboio. Foi numa viagem na linha do Douro e numa das suas derivações. É uma imagem que mantenho na memória mas que não identifico como sendo da linha do Corgo ou do Sabor. A imagem é de um comboio com locomotiva a vapor. As carruagens eram de madeira com varandins abertos e balaustrada de ferro. Na época havia ainda a carruagens de terceira classe. Os preços não se limitavam a primeira e segunda classe. a estratificação social tinha três níveis. A passagem entre carruagens podia fazer-se por uma porta do varandim de uma carruagem, para o varandim da outra. Uma imagem que não se me apaga da memória pelo impacto visual que me fez a linha a correr por baixo da carruagem. A grande velocidade que a idade de deu a perceber. A proximidade dos taludes. A sensação de perigo, de aventura, de me sentir destemido. O barulho dos carris e do ritmado som da passagem das folgas de dilatação. Esse descontinuo da linha que lhe dá continuidade segura. O cheiro a carvão queimado e as faúlhas voadoras algumas ainda incandescentes. A paisagem fugidia e a sensação do meu equilíbrio no comboio voador. Há dias revivi essa parte da minha infância no comboio histórico da linha do Vouga. O meu contentamento.
António Borges Regedor
De
Vagueando a 30 de Setembro de 2021 às 17:10
Grato pelo comentário. Gostei do seu texto. E também obrigado pela recomendação do filme.
Em 1974, viajei num comboio a vapor na Linha do Corgo.
Em 1979, fiz a viagem do Porto até Barca D'Alva: Linha do Douro, e vice-versa.
Comboios: Viagens mágicas. Saúde!
De pedro09 a 30 de Setembro de 2021 às 19:33
pois...tao antigos (somos).
Mas, e tambem já tenho escrito, uma coisa sao as viagens e a paisagem, outra o silencio de outro mundo, como no Vesuvio, na linha a caminho do pocinho.
Grato ao pedro09 pela memória que nos avida dos lugares simbólicos ao longo da Linha do Douro.
Grato pelo comentário. Se nos anos 70 os comboios ainda se impunham por escassas alternativas a viajar, hoje em dia a qualidade, velocidade e conforto das viagens históricas impõem-se pela nostalgia e pelo usufruto da paisagem. Cito o caso da Linha do Douro e da Vouga que possibilitam agradáveis passeios domingueiros.
De pedro09 a 30 de Setembro de 2021 às 19:30
passam poucos dias que falei justamente nesses comboios, embora já só com 2 classes, num post sobre comboio num blog destacado pelo sapo.
Mas voce desenha magnificamente esses comboios, e com os nomes apropriados, pormenor a que estou alheado.
agora, fiquei surpreendido com o que diz no presente da linha do vouga, sobre o que tambem vou lendo noticias, e se calhar ate já li sobre comboio historico, mas a verdade é que nao tenho ideia.
De toda a forma, se existe no vouga um comboio com esse proposito, o comboio pois é "igual" mas o ambiente (e acesso) outro.
Sempre falo, e vou repetir, na linha de moura (ou sera mora ? : o comboio parava antes de cada passagem de nivel, e era o maquinista que ia baixar as cancelas, passava o comboio, e voltava a levantar as cancelas.
Caro pedro09 tive a oportunidade de viajar numa composição histórica com tracção de locomotiva a carvão. Foi feita excepcionalmente como é compreensível. De resto, na linha do Vouga há um comboio histórico com tracção diesel. Mas a viagem nas automotoras regulares é também uma aventura, até porque em Macihata há oportunidade de visitar um dos núcleos Museológicos da CP.
De herói do mar a 1 de Outubro de 2021 às 15:26
Fartei-me de andar de comboio antes de ser enviado para as colónias. Fiz a viagem Espinho-Viseu e vice-versa (linha do Vouga) dezenas de vezes, de noite e madrugada, mesmo em pleno inverno.
Não tenho saudades das viagens, foi um comboio do meu descontentamento.
Éramos apenas destemidos.
É compreensível que dado o contexto de obrigatoriedade e necessidade a experiência tenha sido cansativa e até desagradável. Os comboios de hoje superam muito em velocidade e conforto os comboios doa anos 70 e anteriores.
E na realidade eram situações marcantes. Daí que eu tenha feito memória desses momentos marcantes e os coloque nesse tempo distante. O que fiz foi o reviver a infância de condições difíceis, hoje em ambiente bem mais agradável. Grato pelo seu comentário.
É compreensível que dado o contexto de obrigatoriedade e necessidade a experiência tenha sido cansativa e até desagradável. Os comboios de hoje superam muito em velocidade e conforto os comboios doa anos 70 e anteriores.
E na realidade eram situações marcantes. Daí que eu tenha feito memória desses momentos marcantes e os coloque nesse tempo distante. O que fiz foi o reviver a infância de condições difíceis, hoje em ambiente bem mais agradável. Grato pelo seu comentário.
É compreensível que dado o contexto de obrigatoriedade e necessidade a experiência tenha sido cansativa e até desagradável. Os comboios de hoje superam muito em velocidade e conforto os comboios doa anos 70 e anteriores.
E na realidade eram situações marcantes. Daí que eu tenha feito memória desses momentos marcantes e os coloque nesse tempo distante. O que fiz foi o reviver a infância de condições difíceis, hoje em ambiente bem mais agradável. Grato pelo seu comentário.
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