. A linha do Vouga voltou a...
. Mosteiro de São Salvador ...
. ...
. IFLA e Lei de Bibliotecas...
. Manifesto 2022 para as Bi...
. Boavista
. O Porto ainda a meio do s...
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Um destes dias reparei em dados da Agencia Portuguesa de Ambiente (APA) que se referem a reciclagem.
Em relação a 2020 a reciclagem de vidro aumentou mais 6% em 2021. E as embalagens mais 16%. No total a reciclagem aumentou 8,2%.
Pode parecer positivo, mas ainda é insuficiente. Portugal recicla apenas 38% e a meta acordada com a Comissão europeia é de 50%. Portugal ainda está muito longe do objectivo.
Talvez seja necessário reforçar a visibilidade e importância da reciclagem. Renovar a imagem dos ecopontos e aumentar a diversidade de recolhas. Mais contentores para óleos usados e electrodomésticos em fim de uso. Contentores para verdes (aparas de jardins e folhas) e também para roupa e outros tecidos.
É importante informação bem visível dos materiais que podem ser colocados em cada contentor de recolha selectiva. Isso evitaria alguma contaminação com materiais que podem ou não ser colocados e aumentaria a diversidade dos materiais admitidos. Diria mesmo eu a informação será a melhor forma de sensibilização. E neste caso informar os custos da recolha indiferenciada. Informar também dos valores que o Município recebe pela recolha selectiva. Essa prestação de contas também ajudaria a perceber há vantagem que há para os cidadãos em fazer a separação dos resíduos.
António Borges Regedor
. Livros que falam de livro...
. Dança
. Rebooting Public Librarie...