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Quinta-feira, 9 de Agosto de 2018

Caminhos de Ferro a serem devorados

CP ESCUDO.jpg

Desde há algumas semanas, e estamos em Agosto de  2018,  têm havido muitas notícias  sobre a CP. Curiosamente acontecem após o governo  ter anunciado uma nova frente de trabalho da renovação da linha do norte, entre Ovar e Gaia.  São notícias, os atrasos, a falta de material circulante, a subsituição de carruagens de qualidade e tipologia inferior em determinados percursos, a falta de manutenção ao nível da qualidade e conforto, a falta de pessoal de manutenção mas oficinas da empresa EMEF, (a empresa da CP especializada na manutenção). E mais recentemente o ar condicionado que não funciona acime de detreminado patamar.

Claro que dá vontade de verificar caso a caso cada um destes argumentos contra a ferrovia, que parece terem aparecido todos agora e ao mesmo tempo com a mesma causa. Vejamos.

A renovação da linha do norte já vem do tempo do cavaco. E sabe-se que as intervenções são apenas para repor as boas condições de circulação e segurança. Não permitem aumentar as velocidades que os alfas e pendulares podem fazer. Diz-se não haver mais comboios, mas há locomotivas  novas, paradas. A falta de carruagens já é conhecida há muito, até por necessidade de alargar a rede de alfas e pendulares a outras cidades que não apenas Lisboa e Porto. A falta de pessoal especializado e que demora a formar, já é conhecida há muito tempo. E finalmente, a piada do ar condicionado, que é de origem, não falhou agora.

Por tudo isto, é legítimo pensar, que nos dias mais próximos se montou um circo para denegrir a CP como empresa pública. E para reforçar esta ideia surge a notícia do início da operação privada na linha de Corunha ao Porto, por uma empresa que foi inglesa mas comprada recentemente pela alemã   Deutshe Bahn. Não esquecendo que são os alemães que mandam na europa, convém ligar esta informação a outra.  A normativa europeia que obriga a liberalizar o sector feroviário já em 2020. E já agora dizer que os pendulares, os tais que estão equipados com o ar condicionado que não presta são da Fiat. E muito provavelmente a alemanha (siemens alstom) estará interesada em vender os seus produtos.

Se aparecer o anúncio da venda da CP, ou só da linha do norte,  que sem dúvida é a mais rentável, não nos vamos espantar. Já suspeitamos  que é orquestrado,  o que se vem dizendo de mal da CP. 

 

Há uma enorme voracidade do sector privado pelo sector público com potencial de lucro. 

 

Nota explicativa: Estado é a sociedade aberta em que os sócios são todos os cidadãos contribuintes com um valor de quota correspondente ao seu IRS.

 

António Borges Regedor

publicado por antonio.regedor às 12:14
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