. TABELA PERIÓDICA DOS ELEM...
. BE não pensa, nem pergunt...
. Nó Cego
. Prémio Fernando Namora" p...
. Fumeiro
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Bibliotecas Privadas produzem Boas Sensações
A minha primeira relação com os livros não foi consumada numa biblioteca pública, mas em casa. Nesse tempo a biblioteca pública era coisa rara, e mais raro era frequentar uma qulaquer que existisse. Pela mão de uma prima, chegavam-me regularmente os livros da colecção “falcão”. Uma parte da minha vida profissional foi a desenvolver as bibliotecas públicas. No início a combater o conceito de biblioteca patrimonial como modelo para as bibliotecas associativas , para as escolares e também como modelo a afastar das municipais.
Hoje as antigas bibliotecas patrimoniais privadas encantam-me. Alegra-me o simbólico da biblioteca na habitação familiar. Ocupa um lugar de recepção na casa. Perto da porta e com acesso directo pelo hall de entrada. A estantaria ocupa todo o pé-direito das paredes tal como as tradicionais bibliotecas anglo-saxónicas. O mobiliário com predomínio nas madeiras é nobre, robusto e confortável. Os objectos decorativos dão dignidade e utilidade. Os livros são aí acomodados com critério, respeito e cuidado.
A sensação de ter sentido a Biblioteca do Palácio dos Condes de Óbidos, foi muito superior à capacidade da sua descrição.
António Regedor
. Rebooting Public Librarie...