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Quarta-feira, 8 de Julho de 2009

Professor-Bibliotecário II

A propósito do comentário da colega que escreveu: "Eu sou professora profissionalizada e de momento estou a terminar o Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação"..."."Não estou, no entanto, em nenhum quadro de escola, nem sei se alguma vez estarei.
Tenho a certeza é que poderia desempenhar muito bem o cargo de professora-bibliotecária, não tendo para isso que retirar tempo à dinamização da biblioteca para fazer formação na área."

 

Gostaria de esclarecer duas questões que têm a ver com a formação específica em Biblioteca Escolar:

-O Bibliotecário Escolar deverá ter ao nível da formação específica de bibliioteca, a mesma formação que se requer para qualquer outro tipo de biblioteca;

-O que me parece vantajoso, e nisso estou de acordo, é que se acumule também a competência pedagógica de modo a enriquecer e potenciar o trabalho na biblioteca escolar.

Daí que considere que só deverá haver professores-bibliotecários com formação em Ciências da Informação e Documentação.

 

António Regedor

publicado por antonio.regedor às 15:01
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Maria ARcelina Santiago a 10 de Dezembro de 2009 às 22:38
Concordo plenamente que o bibliotecário de uma escola seja um professor. A vertente pedagógica é fundamental porque a biblioteca é o ponto de partida e de encontro de experiências pedagógicas. Ela poderá ser o melhor recurso pedagógico de uma escola. Se o bibliotecário escolar já tem formação nas áreas específicas, comuns a outros bibliotecários, melhor, caso não tenha, como acontece com alguns professores que este ano se candidataram a esta novidade introduzida pelo ME, eles poderão adquiri-la através da formação. No entanto, é de lembrar que a maior parte desses professores têm já experiência em Bibliotecas escolares e foram, entretanto, apostando em formação ao longo destes últimos anos. A formação, quer dos que tenham licenciaturas nessa área ou os que não têm, tem de existir sempre, pois há mudanças que se vão operando. Aliás, a formação deve ser contínua. Não sou a favor de formações intensivas e que quase impossibilitam o exercício da função.
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Concordo plenamente que o bibliotecário de uma escola seja um professor. A vertente pedagógica é fundamental porque a biblioteca é o ponto de partida e de encontro de experiências pedagógicas. Ela poderá ser o melhor recurso pedagógico de uma escola. Se o bibliotecário escolar já tem formação nas áreas específicas, comuns a outros bibliotecários, melhor, caso não tenha, como acontece com alguns professores que este ano se candidataram a esta novidade introduzida pelo ME, eles poderão adquiri-la através da formação. No entanto, é de lembrar que a maior parte desses professores têm já experiência em Bibliotecas escolares e foram, entretanto, apostando em formação ao longo destes últimos anos. A formação, quer dos que tenham licenciaturas nessa área ou os que não têm, tem de existir sempre, pois há mudanças que se vão operando. Aliás, a formação deve ser contínua. Não sou a favor de formações intensivas e que quase impossibilitam o exercício da função. <BR class=incorrect <a name="incorrect">ARcelina</A> </A>Santiago

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