. A linha do Vouga voltou a...
. Mosteiro de São Salvador ...
. ...
. IFLA e Lei de Bibliotecas...
. Manifesto 2022 para as Bi...
. Boavista
. O Porto ainda a meio do s...
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
O Post “BIBLIOTECÁRIOS NAS BIBLIOTECAS” provocou um comentário de uma técnica profissional. Ainda bem que o fez. E seria útil se desenvolve-se o seu raciocínio. Um dos objectivos deste blog é promover/provocar a discussão de problemas que se colocam contemporaneamente à profissão e à ciência da informação.
O meu post “BIBLIOTECÁRIOS NAS BIBLIOTECAS” que aborda a questão da qualificação dos recursos humanos nas bibliotecas assenta nos seguintes pressupostos:
Os últimos vinte anos são de grande mudança qualitativa e quantitativa nas bibliotecas e arquivos.
Verifica-se um significativo desenvolvimento do conhecimento científico neste domínio.
A elevação do nível de qualidade das bibliotecas e arquivos depende muito do investimento físico e tecnológico que for feito, mas depende essencialmente da elevação do nível de qualidade dos recursos humanos.
O melhor edifício, com o maior acervo, com o melhor equipamento de nada serve sem um corpo técnico de elevada competência.
É neste sentido que apresento como proposta a requalificação na totalidades dos recursos humanos que trabalham na área da ciência da informação e documentação.
E todos estamos de acordo que as competências tradicionais dos técnicos profissionais apresentam já limitações face às novas necessidades.
Até mesmo as pós-graduações, que mostram algumas fragilidades, têm de se reorientar.
A formação coerente e mínima nesta área de conhecimento deve ser, a meu ver, a licenciatura. E julgo que todos terão a ganhar se a orientação for nessa perspectiva. Os serviços ficam com melhor pessoal, os gestores de informação ficam mais habilitados, o público tem melhores respostas.
Na perspectiva da aprendizagem ao longo da vida, vejo toda a vantagem nos técnicos continuarem os seus estudos. Não apenas em formações de curta duração para aquisição de competências específicas, mas também e essencialmente com formação que lhes confira grau académico. Ao longo do seu percurso profissional os técnicos-profissionais adquiriram várias competências e deverão ter agora oportunidade de as fazer corresponder a grau académico. Só terão a ganhar se continuarem a estudar.
E deve ter-se em conta que actualmente há menores constrangimentos para acesso ao ensino superior. Para profissionais experientes, como é o caso dos técnicos profissionais desta área de conhecimento, mesmo não tendo concluído o ensino secundário há a possibilidade do ingresso em curso superior ser efectuado através do processo para maiores de 23 anos.
Portugal terá inevitavelmente de seguir a tendência dos outros países Europeus que é o de ter uma forte componente de licenciados a trabalhar nas bibliotecas e arquivos.
Como refiro no post “BIBLIOTECÁRIOS NAS BIBLIOTECAS”, seria vantajoso que a maior parte das tarefas do circuito documental venha a ser desempenhada por licenciados.
É meu convencimento que este é o caminho que transformará as bibliotecas de equipamentos em potência para equipamentos activos, dinâmicos e imprescindíveis no quadro da sociedade da informação e do conhecimento.
António Regedor
. Livros que falam de livro...
. Dança
. Rebooting Public Librarie...