. A linha do Vouga voltou a...
. Mosteiro de São Salvador ...
. ...
. IFLA e Lei de Bibliotecas...
. Manifesto 2022 para as Bi...
. Boavista
. O Porto ainda a meio do s...
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
SEIA
Não sendo tão rápido como gostaríamos, nem com os recussos decisórios e financeiros da Administração Central, a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas vai sendo construída.
Naturalmente, e por vontades e empenhamento diversos,as bibliotecas públicas vão-se ligando pela proximidade que forma a rede fina do que se pretende nacional. O isolamento não é a melhor opção. Uma biblioteca por si é pouco. Por muito bem que desenvolva a sua missão, Em colaboração ganha maior dimensão, visibilidade e recussos.
A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, a Câmara Municipal de Seia e a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela organizam, no próximo dia 5 de Junho, em Seia, o 1º Encontro das Redes Intermunicipais de Bibliotecas Públicas.
“Trinta e dois anos nos distanciam da assinatura do despacho de criação da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas que colocou ao serviço do país instituições únicas no acesso ao conhecimento, equipamentos culturais de proximidade, que possibilitam o acesso gratuito à informação a milhares de pessoas. Uma revolução considerada silenciosa, alteradora dos equilíbrios sociais, essencial para o desenvolvimento social, cultural e educativo dos territórios.
A Direção-Geral dos Livros, Arquivos e Bibliotecas tem vindo a desenvolver uma estratégia de criação de redes intermunicipais de bibliotecas públicas municipais assente num contacto direto e de proximidade com os Municípios e os bibliotecários que pretende servir de base a um novo tipo de programa de requalificação de serviços, com uma visão inclusiva e diversificada no panorama biblioteconómico nacional.
É neste contexto que começam a nascer os Grupos de Trabalhos no seio das Comunidades Intermunicipais (aprovadas pela Lei 75/2013 de 12 de setembro), promovendo trabalho em rede descentralizado, de âmbito regional que, ganhando escala, tem fomentado o conhecimento mútuo e reforçado a identidade territorial.
Em pleno Século XXI, este é o momento de mudança de paradigma, tendo sempre como pano de fundo, a defesa do serviço das bibliotecas públicas, fomentando a cooperação e o trabalho em rede entre bibliotecas, numa lógica de partilha de recursos e serviços”.
O Encontro terá lugar na Casa Municipal da Cultura de Seia. O Programa estará disponível em breve.
Quero aqui expressar os meus parabéns à Dra. Teresa Rua, amiga, colega há muito anos, que reconheço como competente, interessada, boa pessoa.
Email: casacultura@cm-seia.pt
António Regedor
. Livros que falam de livro...
. Dança
. Rebooting Public Librarie...