Quarta-feira, 5 de Abril de 2006
Estes softwares podem tornar-se numa barreira à preservação e acesso a conteúdos digitais.
Uma vez que estejam em causa documentos criados com este tipo de tecnologias e incluídos no sistema, existe a possibilidade de vários cenários crise, entre os quais:
- uma vez que estas tecnologias não são legíveis por todas as máquinas (e devido à normal obsolescência destas) os conteúdos podem tornar-se ilegíveis a relativamente curto prazo;
- Algumas das técnicas utilizadas incluem a degradação do conteúdo (e consequente ilegibilidade) assim que se verifique uma dada circunstância - que pode ser o ter-se atingido um número predeterminado de utilizações; num sistema de informação, quem pode prever esse número?
- A passagem de um conteúdo a domínio público implica a total inutilidade do documento tal como está, uma vez que os softwares DRM não prevêem esta situação e não podem ser modificados no documento. Assim, o seu uso enquanto material em domínio público está comprometido.
É, portanto, necessário seguir atentamente os desenvolvimentos desta situação, para se poderem fazer opções que permitam usabilidade a longo prazo, e não se transformem num grave problema.
Cristina Mouta