Quinta-feira, 27 de Abril de 2006
Hoje foi dia do II Encontro de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação.
Coloco-vos os resumos da sessão da manhã:
Mestre Yusef Hassan
SCImago Research Group
Visualización y Recuperación de Información
Resumo:
La investigación en técnicas de recuperación de información ha estado principalmente predominada por los sistemas de búsqueda por querying, en los que el usuario debe introducir una serie de términos de búsqueda para que el sistema pueda devolver una lista de resultados ordenados por relevancia respecto a su consulta. Sin embargo, este modelo de interacción presenta algunos inconvenientes, entre otros que el usuario no siempre sabe expresar qué está buscando.
Por ello, los sistemas basados en browsing gráfico - en los que se busca y explora la información mediante interfaces visuales - resultan de gran ayuda para multitud de usuarios que prefieren reconocer visualmente qué están buscando, y que además obtienen conocimiento añadido a partir de la comprensión de la representación gráfica utilizada.
En esta comunicación se presentarán diferentes tipos de VIRI (Visual Interfaces for Information Retrieval), y se mostrarán los desarrollos más destacados.
Prof. Doutora Maria Manuela Barreto Nunes
Universidade Portucalense
Literacia, literacias & o que mais se verá: o novo paradigma das bibliotecas enquanto ambientes de aprendizagem abertos
Resumo:
Nesta comunicação, evoca-se o processo evolutivo do conceito de alfabetização até ao actual conceito de literacia da informação e à percepção da existência, não de uma, mas de múltiplas formas de literacia. Nesse contexto, o papel das bibliotecas, nomeadamente nos estabelecimentos de ensino de todos os níveis, é questionado e revisto à luz de um novo paradigma civilizacional, no qual elas se concebem como ambientes alfabetizadores e promotores de literacias, o que tem implicações complexas ao nível da concepção dos espaços e da organização e prestação dos serviços.
Dra. Clara Macedo
Biblioteca Virtual da Universidade do Porto
Nem Muito Nem Pouco. A informação em dose certa.
Resumo:
Que informação é recuperável nos múltiplos instrumentos de pesquisa disponibilizados num mundo de tecnologia?
Que informação queremos, o que recuperamos e o que perdemos são problemas centrais quando nos vimos invadidos por aquilo que podemos chamar de googlemania. Para uma pesquisa eficaz que devolva uma informação pertinente e relevante é necessário que os produtos colocados no mercado disponham de um leque de ferramentas eficazes que permitam ao utilizador alargar ou restringir a pesquisa tendo a certeza que vai recuperar aquilo que realmente procura e quer encontrar. É ainda da maior urgência que os produtores dos sistemas de informação cheguem a um acordo que conduza à uniformidade de tratamento dos campos pesquisáveis e à utilização do mesmo tipo de operadores e limitadores para uma pesquisa transversal ou federada realmente válida e orientadora. Mas para que tudo isto seja possível o profissional da informação tem que adquirir o know-how necessário que lhe permita analisar e testar a estrutura lógica dos produtos existentes no mercado, construir estratégias conjugadas de pesquisa e formar utilizadores autónomos que consigam recuperar a informação em dose certa.