Sexta-feira, 4 de Agosto de 2006
O início de um novo período de férias, é um optimo momento para iniciar a leitura de um livro de lazer. Depois de passar o ano a ler essencialmente livros técnicos, sabe bem mudar de registo. Passar para a ficção.
A escolha não foi dificil. Sei que podia ter passado pela Biblioteca e escolhido uma dúzia para ir lendo ou rejeitando segundo a disposição e a impressão que o livro fosse produzindo desde as primeiras páginas. Era assim que fazia habitualmente. Desta vez parti de um livro que comprei. Tinham-me emprestado um livro, gostei imenso de o ler. Num dos meus passeios habituais pelas livrarias comprei do mesmo autor um outro livro. As minhas escolhas vão sendo assim. Ao sabor do fado. Nada sistemáticas.
Mas ao abrir o livro percebi que não estava feito para a minha idade. É que com a idade vamos vendo cada vez menos. Passamos a ter maior dificuldade em ler ao perto. E o tamanho da letra pode ser um inibidor. Reparei que a editora tiha feito este livro para quem ainda tem boa visão, e não para mim que ando a resistir ao uso de óculos.
Arrisco a dizer que o tipo 14 é o idal para qum se inicia nas dificuldades da visão e que ainda quer ler livros em lugares para onde não dá jeito levar os óculos. São lugares como a praia, o campo, a mesa do bar.
Poderíamos pensar em edições de praia e esplanada com letra 14.
Não acham que seríamos mais a ler?