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Domingo, 13 de Novembro de 2016

40 ANOS DE CINANIMA

Cartaz-Cinanima-2016_web.jpg

São 40 anos de realização do CINANIMA, e é um enorme motivo de satisfação. Uma pequena cidade de um pequeno Concelho, ao lado da Grande cidade do Porto, realiza o maior festival de cinema de animação do País. Quando se fala de cinema de animação fala-se de Espinho e da NASCENTE,  a cooperativa cultural que o organiza, juntamente com a edilidade.  É apoiado pelo do Ministério da Cultura / ICA I.P. – Instituto do Cinema e Audiovisual, Secretaria de Estado da Juventude /Instituto Português da Juventude. Tem também apoios e parcerias de entidades privadas.  É  também   aprovado pela ASIFA – Associação Internacional do Filme de Animação. Todos os vencedores de prémios no CINANIMA ficam automaticamente apurados para o concurso europeu de melhor filme de animação o “Cartoon D’Or”, organizado pela CARTOON – European Association of Animated Film. Ficam igualmente apurados para o pré-concurso às nomeações para os Óscares da Academia de Hollywood.

A importância e reconhecimento, nacional e internacional, do valor do CINANIMA parece ultrapassar em muito a consciência que em Espinho se tem da mais valia social, cultural e essencialmente económica deste evento. Há um valor económico da promoção da cidade e da sua vocação turística. São as referências, feitas à cidade,  nos jornais e revistas quer da especialidade, quer generalistas. É um significativo público que consome e dinamiza economicamente Espinho. Seria interessante ver a cidade ainda mais ornamentada com referências ao festival. Mais cartazes nas montras, pendões nas ruas e imagens de impacto nos acesso aos Concelho. O festival merece que a cidade mais se mobilize para o promover e que da melhor forma obtenha o retorno do investimento que o festival  requer. O Festival não é apenas uma manifestação estética, é também uma oportunidade de dinamização económica local que pode e deve ser potenciada.

 

OS PÚBLICOS DO CINEMA DE ANIMAÇÃO

Ao longo destes mais de 40 anos de actividade, o CINANIMA contribuiu para a criação de novos públicos para este género de cinema. Não se trata de o considerar, de forma redutora, cinema para crianças. Graças ao trabalho desenvolvido pelo CINANIMA,   o cinema animado pode vir sendo, cada vez mais, reconhecido pelo grande público como um género nobre.

O Festival desenvolve ainda uma significativa acção de formação de públicos através do contacto com profissionais mediados pela realização de acções de formação na área audiovisual.  Daí que o CINANIMA produza Exposições, Performances, Masterclasses, Workshops, Sessões Especiais e  visionamentos dirigidos ao público escolar e outras iniciativas que ocorrem paralelamente. E além de tudo isto que decorre durante o festival, há ainda as extensões noutros locais e noutras datas e as parcerias como é por exemplo a que existe com o FANTASPORTO,  o emblemático festival de cinema fantástico do Porto, fazendo com que os filmes premiados no CINANIMA cheguem a um público cinéfilo ainda que mais interessado noutro género.  

 

A COMPETIÇÃO NO CINANIMA

O Festival de cinema de animação de Espinho está dividido em duas secções competitivas. Uma Internacional e outra Nacional.

A secção competitiva internacional divide-se ainda em longas e curtas metragens. A competição de longas metragens é constituídas por filmes de mais de 50 minutos de duração. A de curtas metragens está ainda dividida em filmes até 5 minutos de duração, de 5 até 24 minutos,  e de  24 minutos até 50 minutos. Há ainda  filme de Fim de Estudos e/ou Filmes de Escola;filmes de publicidade e Informação; e por último filmes de documentário de animação.

Na competição Nacional há dois concursos diferentes. O Prémio António Gaio para o  Melhor Filme na Competição Nacional e o Prémio Jovem Cineasta Português. Este prémio divide-se em duas categorias.  A de filmes feitos por Crianças e Jovens (até 18 anos) e a categoria do Primeiro Filme de Jovens Realizadores (mais de 18 até 30 anos).

No presente ano, foram 1331 submissões oriundas de 72 países.

Um Júri de Selecção, constituído por Alice Guimarães, Manuel Matos Barbosa e Pedro Mota Teixeira escolheu os filmes que terão a oportunidade de figurar  na programação que ficou assim constituída:

A Competição Internacional apresentará 49 curtas-metragens e 4 longas-metragens, num total de 53 filmes em competição. A Competição Nacional incluirá 23 filmes, 10 a concurso no Prémio António Gaio e 13 para o Prémio Jovem Cineasta. 76 filmes é o total de toda a competição para a 40ª edição do CINANIMA,

Os Júris são sempre parte fundamental num festival competitivo.  O Júri da Competição Internacional de Curtas-metragens é constituído por Regina Pessoa. Em 1999, venceu no CINANIMA o primeiro galardão da sua carreira, o Prémio Jovem Cineasta Português. A partir daí venceu inúmeros prémios. O  britânico Peter Lord, é outro elemento do Júri. É co-fundador da Aardman Animations e conhecido pela série televisiva “A Ovelha Choné” ou a Longa-metragem “A Fuga das Galinhas”. O júri fica completo com o norte-americano Ron Diamond, fundador do estúdio ACME Filmworks e produtor de alguns episódios para a série “Os Simpsons”.

O júri na Competição Internacional de Longas-metragens é constituído por  Jossie Malis, conhecido pela Curta-metragem “Bendito Machine”. Por Michelle Ann Nardone e Steve Sarson director do Departamento de Design da Escola Superior de Media Artes e Design, do Politécnico do Porto.

 

O CINANIMA COMO OPORTUNIDADE DE  FORMAÇÃO TÉCNICA

A oportunidade de  encontro entre realizadores, produtores e estudantes de cinema e outras áreas relacionadas, é um momento favorável à formação. E a oportunidade de formação passa em boa media pelas sessões de “MASTER CLASSES” com:  Ron Diamond, director da Acme Filmworks e membro da Academia; Com Jossie Malis.  Regina Pessoa para  explicar o processo criativo na produção da sua trilogia sobre os temas dos medos, da infância, diferença, sombras e luz.  Michelle Ann Nardone. Raúl Nieto Guridi, ilustrador espanhol explica o espaço como veículo narrativo e psicológico na animação e a sua relação com os personagens na sua obra.  Daniel Roque. José Luís Farias abordará a relação entre animação e videojogos.
Também as oficinas são importante oferta formativa. Alexandre Siqueira com “Animação 2D” e a utilização do software TVPaint; Raúl Nieto Guridi que explica como “Narrar com imagens”. E ainda  Mafalda Almeida.

As noites estão abertas a conhecer alguns truques e técnicas do cinema de animação. Nos Workshops Noites Cinanima, haverá oficinas de “A imagem em movimento na Banda Desenhada”, “Desenho e Construção de Cenários para Animação Stop-motion”, “Animação Digital 3D”, “Técnicas de Animação Digital 2D” e “O Lip-Sync na Animação de Marionetas”.

 

 

António Regedor

 

 

 

 

 

publicado por antonio.regedor às 11:31
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